Tradutor

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Xanana Gusmão prestou homenagem a Eusébio

No Memorial ao “Pantera Negra”

Xanana Gusmão prestou homenagem a Eusébio

O primeiro-ministro de Timor Leste, Xanana Gusmão, esteve na manhã desta quinta-feira no Estádio da Luz para prestar uma homenagem a Eusébio da Silva Ferreira. Vestido a rigor, com a camisola do Benfica, deixou um ramo de flores junto à Estátua de Eusébio.

Na visita feita ao Memorial do “Pantera Negra”, Xanana Gusmão deixou elogios: “Quando era jovem, recordo-me de admirar o Eusébio porque era um grande jogador. Vim algumas vezes ao Estádio da Luz como adepto do Benfica. Sempre foi muito respeitado em Timor Leste, pela sua grandeza. Ele era um ídolo.”

No ano de 2003, numa iniciativa promovida pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Eusébio visitou Timor Leste e o então presidente do país aproveitou a oportunidade para recordar uma história que lhe ficou na memória: “Quando esteve em Timor deixou todos maravilhados. E devo dizer que ele marcou muitos golos na carreira, mas a mim não me marcou. Nessa visita, eu fui à baliza e ele rematou-me uma bola, que defendi... Disse-lhe, em jeito de brincadeira, que, afinal, eu também era um grande guarda-redes e ele respondeu-me: ‘Não! O problema é que eu não marco golos na baliza do Benfica!’”

Em Lisboa para o lançamento do seu livro “Xanana Gusmão e os primeiros 10 anos da construção do Estado timorense”, justificou a razão para a homenagem: “Obviamente, estando em Lisboa, não poderia deixar de prestar esta homenagem a Eusébio.”

A juntar ao lançamento da obra, Xanana Gusmão tem previstos encontros com responsáveis políticos e um doutoramento 'honoris causa' por uma universidade de Lisboa. Apesar de ter uma agenda bastante exigente, o primeiro ministro de Timor Leste fez questão de se deslocar ao Estádio da Luz.
Fonte: slbenfica.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário