Tradutor

terça-feira, 2 de abril de 2013

À porta do pote 1 da Liga dos Campeões

Poderão ser cabeça de serie pela 1.ª  vez


O Benfica garantiu na última jornada da Liga um lugar na fase de grupos da edição 2013/2014 da Liga dos Campeões e está em condições de ser cabeça de série pela primeira vez.

No 12.º posto do ranking da UEFA, calculado pelas últimas cinco épocas, o sobrevivente português na Europa ainda pode chegar ao sétimo e garantir um lugar no "Pote 1" para o sorteio da próxima edição da Champions, juntando-se ao FC Porto, com lugar praticamente certo.

Para chegar à posição atualmente na posse dos bicampeões lusos, o onze comandado por Jorge Jesus teria de somar cinco triunfos e ceder apenas um empate até ao final da Liga Europa, sendo que o primeiro adversário é o Newcastle (quinta-feira, na Luz, e a 11 de abril, em St. James Park).

A formação encarnada, que afastou Bayer Leverkusen e Bordeús com quatro triunfos, pode, porém, não precisar de tantos pontos para assegurar a presença no grupo dos oito cabeças de série.

Entre equipas que estão à frente do Benfica, três não estão, para já, nos respetivos campeonatos, nos lugares de acesso à Liga dos Campeões (diretos ou através de pré-eliminatórias), casos de Arsenal, Inter de Milão e Valência.

Se estas três formações falharem o apuramento, os encarnados passariam a nonos, sendo que não precisam de mais do que um empate no duelo com o Newcastle para ultrapassarem o Lyon e, neste cenário, chegarem a oitavos.

Este lugar dará acesso ao "Pote 1" se o campeão europeu for um dos primeiros do ranking (FC Barcelona, Bayern Munique ou Real Madrid), mas subir mais um é presença certa e para isso, o Benfica necessita de somar uma vitória e um empate face aos ingleses.

Com estes três pontos, mais um de bónus pelo apuramento, a formação da Luz ultrapassará o Lyon e também o Atlético de Madrid, o que, junto com o falhanço de Arsenal, Inter e Valência, permitiria ser cabeça de série.

No que respeita à época 2012/2013, o Benfica segue também no 12.º lugar, bastando um triunfo na quinta-feira para ascender a oitavo (ou nono, se o Galatasaray vencer o Real Madrid), ultrapassando, entre outros, o FC Porto, afastado nos 'oitavos' da Liga dos Campeões pelo Málaga.
Fonte: record.xl.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário