Tradutor

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

LF Vieira: “Jornal é um documento de registo da nossa história”

Semanário faz 70 anos


O Jornal Oficial do Clube comemora esta quarta-feira, dia 28 de Novembro, 70 anos de vida. O presidente Luís Filipe Vieira associa-se ao momento, olhando o passado, analisando a dinâmica presente e levantando o véu sobre um futuro que se espera risonho. Esta é uma entrevista que pode ler na íntegra na edição desta sexta-feira, dia 30 de Novembro, do Jornal “O Benfica”.

Como assinante, qual a sensação que sente pelo facto de o Jornal atingir os 70 anos?
Em primeiro lugar orgulho, não apenas pelos 70 anos, mas pelo facto do Jornal chegar a esta idade com a frescura e com a vitalidade que apresenta. Temos feito um esforço enorme para que o Jornal mantenha uma grande dinâmica de comunicação com os nossos sócios e adeptos e acho que, sinceramente, temo-lo conseguido. O mérito vai para todos os profissionais que semanalmente lhe dão vida, para os colunistas que enriquecem as páginas do Jornal com opinião e, naturalmente, para a diversidade de notícias que o Mundo Benfica permite ter. Chegar aos 70 anos significa que foram superados muitos momentos difíceis e muitos obstáculos e, por isso, acho ser justo recordar e homenagear todos os jornalistas que ao longo destes 70 anos mantiveram vivo o Jornal. Parabéns a todos!

Não fica, por vezes, com a sensação que o Jornal é curto para tantas notícias que o Universo Sport Lisboa e Benfica gera?
Pelo conteúdo que o Benfica produz garantidamente que sim, mas creio que o Jornal que temos está equilibrado. Sempre ouvi dizer que o óptimo é inimigo do bom.

O que mudaria no Jornal se fosse director?
Passava o Jornal a diário (risos). É evidente que não o podemos fazer porque os custos seriam incomportáveis, mas às vezes é a vontade que tenho, tanta a falta de rigor e falsidades que vejo publicadas em alguns jornais. Talvez seja tempo de fazer passar o Jornal para as plataformas digitais, de forma a que os nossos emigrantes em todo o Mundo tenham acesso imediato ao Jornal. Creio que esse deve ser um dos próximos passos.

No seu 1.º número, o director, José de Magalhães Godinho, escreveu: "Este Jornal é do Benfica e para o Benfica". Sente que o Clube é melhor e sai mais prestigiado pelo facto de ter um Jornal?
Sem dúvida. O Jornal nasceu, cresceu e mantém-se para servir o Benfica. Quando isso deixar de acontecer não fará sentido termos Jornal. Hoje, podemos consultar nas páginas destes 70 anos de Jornal do Benfica muita da nossa história. O Jornal não é apenas um veículo de informação, é também um documento de registo da nossa história e isso está bem presente no nosso Centro de Documentação.

Além do Jornal, o universo de Comunicação do Clube congrega um canal de TV, um Site Oficial, uma revista e restante universo multimédia, com destaque para o Facebook. Esta é uma aposta para manter?
Se não acompanharmos a evolução tecnológica ficamos para trás. É evidente que um Clube que recuperou a sua credibilidade e a sua grandeza à custa da inovação não podia ficar para trás numa matéria tão importante como é a Comunicação com os seus sócios e adeptos. O Jornal renovou-se, quer do ponto de vista editorial, quer do ponto de vista gráfico; a Mística pode hoje concorrer em qualidade com qualquer outra revista desportiva; o nosso Site foi considerado um dos melhores a nível mundial, estamos no Facebook…isto reflecte a nossa dinâmica e a importância que damos a todas estas “ferramentas”.

Em relação à Benfica TV, será uma mais-valia transmitir os jogos da sua equipa principal?
Vale o que disse durante a recente campanha eleitoral. Mas não vou avançar nada mais em relação a esse tema. Há momentos em que o silêncio é de ouro e este é um deles. Estamos a trabalhar e a estruturar mais esse projecto mas, para já, dispenso publicidade.
Fonte: slbenfica.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário