Tradutor

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Faz hoje 35 anos sobre conquista da Taça de Honra

Época 1977/78

Faz hoje 35 anos sobre conquista da Taça de Honra

Em 28 de Dezembro de 1977 o SLB conquistou a Taça de Honra de Lisboa, frente ao Sporting CP.

O Benfica brilhou na 25.ª edição da Taça de Honra de Lisboa, competição oficial organizada pela Associação de Futebol de Lisboa (AFL). Esta competição criada nos anos 10 foi reactivada no começo dos anos 60 – no início da cada temporada - para preparar os clubes filiados na AFL para o campeonato nacional da I Divisão.

Com o aumento da facilidade dos transportes e digressões para fora do país, a competição deixou de ser organizada no início das épocas. Em 1977/78 foi decidido organizá-la, no estádio do Restelo, em duas jornadas duplas, na “paragem de Natal” do campeonato nacional.

Os quatro clubes participantes foram os quatro melhores classificados da AFL na temporada anterior (1976/77): SL Benfica (tricampeão nacional), Sporting CP (2.º lugar), CF “Os Belenenses” (10.º) e GD Estoril-Praia (11.º).

As meias-finais realizaram-se em 21 de Dezembro de 1977, com o Sporting CP a eliminar o GD Estoril-Praia e o Benfica a vencer, por 1-0, o clube da “casa” com um golo de Celso ao CF “Os Belenenses”. O treinador John Mortimore fez alinhar: Bento; António Bastos Lopes (aos 70’, Mário Wilson, filho), Humberto Coelho, Eurico e Alberto; Pereirinha, Toni (cap.) (aos 73’, Celso) e Shéu; Cavungi, Nené e Chalana.

Em 28 de Dezembro de 1977, há 35 anos, o CF “Os Belenenses” classificou-se em 3.º lugar após vencer, por 5-4, o GD Estoril-Praia na decisão da marca grande penalidade, depois de um empate sem golos. No decisivo jogo da final, após empate sem golos, o Benfica conquistou o troféu, após derrotar o Sporting CP, por 7-6, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

O treinador John Mortimore, em relação ao jogo das meias-finais fez apenas uma alteração no onze titular, com Vítor Baptista no lugar de Nené. Durante o encontro ao intervalo Celso entrou para o lugar de Chalana e aos 76’, Mário Wilson ocupou a posição de Shéu.

No final o capitão Toni recebeu o 12.º troféu em 25 edições da Taça de Honra de Lisboa.
Fonte: slbenfica.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário