Tradutor

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Guilherme Espírito Santo faleceu aos 93 anos

Antigo jogador do SL Benfica

Guilherme Espírito Santo faleceu aos 93 anos

Guilherme Santana Graça do Espírito Santo, um dos melhores avançados da história do Sport Lisboa e Benfica, faleceu este domingo, dia 25 de Novembro, aos 93 anos.

O antigo atleta nasceu a 30 de Outubro de 1919 na cidade de Lisboa e, com oito anos, foi viver com a sua mãe para Luanda, em Angola.

Guilherme Espírito Santo voltou para a Lisboa aos 16 anos, trazendo uma carta de recomendação do Sport Lisboa e Luanda, clube onde se iniciou no futebol, para apresentar no Sport Lisboa e Benfica. Convenceu os responsáveis da Luz da altura e estreou-se num encontro particular frente ao Vitória de Setúbal a 20 de Setembro de 1936, onde marcou um dos tentos do triunfo benfiquista, por 5-2.

Espírito Santo representou, então, o Benfica entre 1936 e 1950, tendo sido quatro vezes Campeão Nacional e vencedor de três Taças de Portugal.

Mas Guilherme Espírito Santo não brilhou apenas no futebol. Antes de enveredar pelo desporto-rei, mostrou uma grande habilidade no Atletismo. No Verão de 1938, o atleta bateu os recordes nacionais de Salto em Altura (que datava de 1915!), Salto em Comprimento e Triplo salto.

Em 8 de Dezembro de 1949, com 30 anos, despediu-se dos relvados num jogo de homenagem, onde o Benfica venceu a Académica de Coimbra, por 7-1. Para a história ficam os 199 golos em 285 encontros.

Depois de ter pendurado as botas, Guilherme Espírito Santo continuou a defender as cores do Benfica, mas na modalidade de Ténis, onde foi Campeão Nacional e Regional.

Em 2000, o antigo atleta foi “Águia de Ouro” e designado presidente honorário do Centenário do Sport Lisboa e Benfica.

No presente ano, Guilherme Espírito Santo recebeu o anel de platina referente aos 75 anos de filiação ao Clube da Luz.

Neste momento de dor, o Sport Lisboa e Benfica endereça as mais sentidas condolências aos seus familiares e amigos.
Fonte: slbenfica.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário